sábado, 21 de agosto de 2010

Porquê uma extensão do Caminhos do Cinema Português no Rio de Janeiro?


Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite, a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, e disso mesmo nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta.
O objectivo central dos Caminhos é mostrar grande parte dos trabalhos de produção e co-produção portuguesas referentes ao ano anterior a cada edição. Mas paralelamente é intenção do Festival contribuir para a formação dos diversos tipos de público que anualmente participam no mesmo - quer na qualidade de espectador, quer na qualidade de formando dos vários workshops – fomentando deste modo a discussão e a reflexão em torno das questões referentes ao nosso cinema, sem menosprezar a cinematografia internacional como elemento de contextualização.
No caso específico desta extensão dos Caminhos no Rio de Janeiro, a sua importância para o nosso Festival prende-se essencialmente com o carácter de divulgação que pretendemos ter. Para os Caminhos, é sempre um grande prazer divulgar a cinematografia que se produz em Portugal. Mas no caso desta extensão, em que se apresenta o que melhor tem o cinema português numa cidade como o Rio, mais que prazer, encaramos esta parceria com um sentimento de grande honra e também uma pontinha de orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário